Nelson Mandela
“Não há nada como a liberdade”. Com essa frase começo este post para homenagear este guerreiro.
Com certeza todos nos inspiramos em pessoas nas quais identificamos com suas historias de vida. Principalmente com a filosofia de vida e o que elas representaram.
Nelson Rolihlahla Mandela é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999.
Antiapartheid
Principal representante do movimento anti-apartheid, sobretudo contra a segregação racial instalada na África do Sul, é considerado um guerreiro em luta pela liberdade.
Mas que foi considerado pelo governo sul-africano um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.
Nelson Mandela
No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor “Libertem Nelson Mandela” se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vários países.
Durante os anos 1970, ele recusou uma revisão da pena e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada.
1990
Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.
Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da paz em 1993. Tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999).
Além disso, comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.
Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO