Racionais Mc’s

Arquivos Portal Uai – Jornal Estado de Minas

Fotos: Mario Machado

Chegar a mais de 25 anos de carreira é motivo de agradecimento e gratidão por quem botou fé, ou seja, o público que acompanha.

Além disso cantam as letras do seu dia-a-dia, frases marcantes consagradas nos raps de Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e DJ KL Jay.

Não são poucas as que se tornaram uma espécie de provérbio ou salmo para os fãs do grupo, seja para seguir adiante nas provações ou ao comemorar bons momentos:

“É necessário sempre acreditar que um sonho é possível, que o céu é o limite e você, truta, é imbatível!”, diz o trecho de uma delas, “A vida é desafio”, um dos clássicos dos Racionais MC’s, registrado no álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia.

Para marcar o sucesso da união com sua produtora, a Boogie Naipe, os Racionais saíram em turnê para comemorar os 25 anos do grupo perto do seu público.

“Serão apresentações com cenários e repertórios especiais para registrar a alegria que marca esse tempo de estrada, com a dedicação e profissionalismo de sempre”, contam.

Saiba mais sobre os Racionai’s MC’S. Curta o vídeo da música que é considerada mais que um poema. “Nego Drama”.

Negro Drama (Ao Vivo Na Quinta Da Boa Vista)

O grupo surgiu no final dos anos 80 e antes mesmo de oficializar sua formação, gravou em 1988 duas faixas na coletânea Consciência Black: “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difíceis”.

Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e DJ KL Jay, respectivamente Zona Sul e Zona Norte, os Racionais MC’s impressionaram de imediato com a realidade de suas letras, nas quais narram a dura vida de quem é negro e pobre no Brasil.

O primeiro álbum, Holocausto Urbano, resultou em shows por toda grande São Paulo e interior do estado, além de shows históricos na FEBEM e abrindo para o grupo norte-americano Public Enemy no Ginásio do Ibirapuera.

Em 1992, a convite da Secretaria de Educação de São Paulo, realizaram palestras para alunos e professores em escolas públicas pelo projeto “RAPensando a Educação”.

Escolha Seu Caminho, de 1992, trazia outras faixas que fortaleciam seu discurso social, como “Voz Ativa” e “Negro Limitado”. O grupo foi atração principal do festival RAP no Vale do Anhangabaú e realizou uma série de shows filantrópicos.

A consagração veio nos dois discos seguintes.Raio X Brasil, de 1993, trazia músicas como “Fim de Semana No Parque” e “Homem Na Estrada”, que se tornaram hinos nas periferias brasileiras;

Já Sobrevivendo no Inferno, lançado quatro anos depois, por selo próprio (Cosa Nostra), atingiu a marca de 1,5 milhões de cópias vendidas, acumulando sucessos como “Diário de Um Detento” e “Em Qual Mentira Vou Acreditar?”.

Ainda em 1997 o grupo foi o grande vencedor do Vídeo Music Brasil (VMB), da MTV, conquistando os prêmios de melhor grupo de rap e escolha da audiência.

Os lançamentos mais recentes são o álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia, de 2002, e o DVD Mil Trutas, Mil Tretas (2007), com participação de Jorge Benjor.

Em 2009 o grupo recebeu o prêmio Hútuz, criado pela Central Única das Favelas – CUFA, na categoria Melhores Artistas da Década. Em 2012, o videoclipe “Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)” foi escolhido como o melhor do ano no VMB. A apresentação do grupo no encerramento da premiação foi histórica.

Racionais MC’s. Por Lucas Machado

Site oficial: http://www.racionais25.com.br/

Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.