POR LUCAS MACHADO
FOTOS CARLOS HAUCK
JORNAL ESTADO DE MINAS
Paulo Borges nasceu em São José do Rio Preto, em 1963. Na infância, pedia à mãe para levá-lo para assistir casamentos.
Segundo ele, a cerimônia se parece com um desfile de moda. Aos 18 anos. Foi para a capital paulista estudar comércio exterior e ciência da computação. Logo depois de ser chamado para fazer o lançamento de uma loja de roupas de um amigo, veio o convite da jornalista e diretora de moda Regina Guerreiro para trabalhar na Vogue Brasil.
Depois de 10 anos na revista, criou o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). Hoje, sua empresa, a Luminosidade, fez também o segundo maior evento da moda brasileira, o Fashion Rio.
“Nunca estudei moda. Sempre encarei com paixão e extrema curiosidade. Em meus eventos, procuro compartilhar a relação humana, artística e social, com enorme capacidade de transformação, é tudo aquilo que eu posso traduzir no meu trabalho”, comenta.
Paulo Borges tem falado muito, inclusive em suas palestras, sobre plataformas de convergência. ‘Nós construímos o SPFW com uma mescla de movimentos muito inovadores, Há anos, transmitimos os desfiles ao vivo pela internet.
Para se ter uma ideia a semana de moda de Nova York começou a pouco tempo. Nós temos um sul refúgio para discussões muito além de moda, inovação, criação, design e cultura brasileira.
Lançamos livros, criamos conferência Isso é trazer para um desfile uma série de atividades e acontecimentos que se desdobram em assuntos, produtos e informação.’