Bares speakeasy a tendência do momento

Bares speakeasy a tendência do momento

Nos becos escondidos das grandes cidades, onde o mistério e o charme se entrelaçam, os bares speakeasy têm conquistado cada vez mais espaço. Esses recantos, com portas secretas e coquetéis elaborados, remetem à nostalgia da época da Lei Seca nos Estados Unidos. Naquele tempo, o proibido se escondia nas sombras, e apenas aqueles com a senha certa podiam entrar. Hoje, esses bares foram ressignificados e modernizados, oferecendo uma aura de exclusividade. Assim, cada visitante se sente envolvido como em uma noite encantadora e misteriosa.

Bares speakeasy ganham espaço no Brasil

No Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte se destacam nessa nova tendência. Em São Paulo, por exemplo, o Oculto é um dos grandes exemplos de refinamento e mistério. A entrada é restrita a quem possui a senha certa, proporcionando uma experiência diferenciada. Maria Carolina Warzee, sócia-proprietária do Oculto, ressalta que o objetivo é criar um ambiente mágico, onde cada cliente se sente parte de algo único. Dessa forma, a exclusividade se mantém e os clientes se sentem especiais, o que aumenta o desejo de retorno.

O ambiente e o mistério dos speakeasies

O mistério não está apenas nas senhas, mas também no ambiente discreto desses estabelecimentos. Speakeasies são conhecidos por fachadas sem sinalizações chamativas, o que aumenta o clima de segredo. Um exemplo disso é o Câmara Fria, onde a entrada está escondida atrás de uma porta camuflada. Dessa maneira, o ambiente mantém o mistério, mas também o charme, cativando os clientes desde a chegada. Além disso, a qualidade dos coquetéis é um dos diferenciais. Muitos bares contam com mixologistas especializados, que criam drinques únicos e elaborados.

Os desafios dos bares speakeasy

Embora os bares speakeasy ofereçam uma experiência exclusiva, eles também enfrentam desafios. Por terem espaços menores e mais intimistas, é necessário desenvolver estratégias eficazes para fidelizar os clientes. O marketing boca a boca se torna essencial, pois esses bares dependem de indicações para atrair novos frequentadores. Além disso, como afirma Ana Carolina Caleiro, do Câmara Fria, o fato de não haver placas facilita a economia com alugueis em áreas caras. No entanto, esse mesmo detalhe pode dificultar a identificação pelos novos clientes.

Assim, com o mistério e o charme únicos dos bares speakeasy, essa tendência continua a crescer no Brasil, encantando aqueles que têm o privilégio de descobrir esses segredos escondidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas Machado

Sobre

Estudou Okland University e San Jose City College – CALIFÓRNIA. Silicon Valley. Prêmio nacional de MKT de incentivo (Newton Paiva). Agitador cultural com mais de 12 estabelecimentos noturnos. Autor do Livro: Destrinchando Guerreiro do Asfalto. Escreve a mais de 20 anos para os Diários Associados e diversos veículos de comunicação. Diretor-executivo na Byoo. Empresa de comunicação que faz biografias escritas. 

YooMag