Por Lucas Machado – Entrevista estilista Renato Loureiro
jornal Estado de Minas
Outubro/ Novembro
‘’QUERIA TER VINTE E ANOS SAIR POR AÍ COM UMA MOCHILA NAS COSTAS’’
O estilista Renato Loureiro primeiramente é, simplesmente uma pérola da moda. Iniciou sua carreira em Belo Horizonte nos anos 70. ’’Na realidade eu nasci no meio da moda, minha mãe era modista’’.
Fiz administração de empresas mais alguma coisinha sempre me incomodava. Certo dia larguei tudo e montei uma loja com minha irmã, na Savassi.
Década de 80
Depois disso não parei mais. Sou viciado em moda. Já no início da década de 80, ele foi um dos mentores do Grupo mineiro de moda, que reunia dez marcas. ‘’Éramos como bandeirantes mesmo, saíamos desbravando e inovando.
Fomos muito ousados nessa época’’. Especialista em roupas femininas, Loureiro da sua dica: O charme não é chegar com tudo, a mulher tem que ir acontecendo aos poucos’’. Declara.
SPFW
Convidado para o SPFW (São Paulo Fashion Week) desde de sua primeira edição, ele resolveu dar um tempo. ‘’Foram 10 anos e 20 desfiles. Isso escancarou minha marca. O evento trabalha o estilista, e não a marca, apesar de ser importantíssimo, esclarece’’.
Loureiro é muito engraçado e superastral.. Não exige respeito ele impõe. Perguntamos com que trocaria de lugar por um dia e ele soltou de cara. ‘’Não trocaria de lugar com ninguém. Queria ter vinte anos e sair por ai com a mochila nas costas. O jovem tem que fazer isso, porque tem tempo para consertar tudo depois. A idade traz sabedoria’.